News

O fim da password em destaque na mais recente edição da IT Security

Para além de debater um futuro passwordless, a edição número 3 da IT Security foca-se na proteção de email, no que fazer depois de um ciberataque e analisa o ataque ao serviço de saúde irlandês

26/11/2021

O fim da password em destaque na mais recente edição da IT Security

Há quem prometa o fim das palavras-passe, mas essa é uma realidade que pode não estar assim tão próxima. A password é, muitas vezes, a primeira barreira para um ciberataque, mas, habitualmente, é uma barreira relativamente pequena. O tema principal da edição número 3 da IT Security é exatamente este: o fim da password. Vai, de facto, acabar? Quais são as alternativas na empresa? Como podemos melhorar o acesso aos serviços e aplicações?

A principal porta de entrada numa empresa é o email e, assim, importa analisar como se pode proteger essa porta e reduzir significativamente o número de ciberataques sofridos. Como principal meio de comunicação entre pessoas e empresas, o email é um ambiente propício à propagação de ameaças, que através de um ataque individual podem ultrapassar as defesas da organização.

Na eventualidade de um ciberataque, são vários os domínios e entidades que entram em confluência para proceder à recuperação eficaz da organização. Importa olhar para a parte legal, para além da tecnológica, assim como para os seguros que já existem no mercado que ajudam a transferir o risco para terceiros. É sobre este tema que o Risk deste mês se foca.

A entrevista principal é com Manuel Dias, da Microsoft, que analisa em detalhe o relatório Digital Defense Report, publicado em outubro pela Microsoft, e que aborda o tema do aumento de ciberataques em várias indústrias.

Já o X-Ray pega no caso do HSE, o serviço nacional de saúde da Irlanda, que, em maio, sobre um ciberataque e, em setembro, ainda não tinha a totalidade dos sistemas totalmente operacionais.

Os Experts Bruno Marques, Ricardo Madeira Simões e Ricardo T. Martins partilham a sua experiência e conhecimento com os restantes leitores sobre cibersegurança colaborativa, preocupações de cibersegurança em organismos públicos e um país mais resiliente.

Leia a edição de dezembro da IT Security.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.