News

União Europeia bane TikTok de dispositivos oficiais de funcionários

Em causa estão preocupações crescentes com a cibersegurança e privacidade de dados da rede social, de propriedade chinesa

25/02/2023

União Europeia bane TikTok de dispositivos oficiais de funcionários

O Corporate Management Board da União Europeia (UE) anunciou que baniu temporariamente o TikTok dos telemóveis utilizados por funcionários por razões de cibersegurançaA medida reflete as preocupações e escrutínio crescentes das autoridades ocidentais sobre a rede social no âmbito da segurança e privacidade de dados. A aplicação, de propriedade chinesa, é acusada de promover visões pró-Pequim e captar informações dos utilizadores.

O “ban” ocorre num momento de grande tensão entre o Ocidente e a China no contexto tecnológico, que vai desde balões espiões a semicondutores. A medida segue os passos dos EUA, onde o Congresso e mais de metade dos Estados baniram o TikTok de dispositivos oficiais do governo. A medida indica que os funcionários deverão eliminar a rede social até dia 15 de março.

A razão pela qual esta decisão foi tomada é (...) aumentar a cibersegurança da Comissão Europeia”, disse a sua porta-voz, Sonya Gospodinova, numa conferência de imprensa em Bruxelas. “Além disso, a medida visa proteger a Comissão contra ameaças e ações de cibersegurança que possam ser exploradas para ciberataques contra o ambiente corporativo da Comissão”, completa.

É de notar que o TikTok está, ainda, sob pressão da UE para cumprir as novas regulamentações digitais que obrigam as grandes plataformas online a eliminarem conteúdo considerado tóxico e ilegal.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.