Threats
A retalhista alerta para o risco de ataques de phishing após a fuga de nomes, moradas, emails e números de telefone. Dados bancários e palavras-passe não terão sido afetados
28/08/2025
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A Auchan confirmou ter sido vítima de um ciberataque que resultou na exposição de dados confidenciais associados às contas de fidelização de “várias centenas de milhares” dos seus clientes. A empresa já está a notificar os clientes afetados. “Estamos a escrever para informar que a Auchan foi vítima de um ciberataque. Este ataque resultou no acesso não autorizado a determinados dados pessoais associados à sua conta de fidelização”, pode ler-se na notificação enviada aos clientes. Os dados expostos no ataque incluem nomes completos, moradas, endereços de email, números de telefone e os números dos cartões de fidelização. A retalhista francesa sublinha, no entanto, que os dados bancários, as palavras-passe e os códigos PIN não foram comprometidos. A Auchan já notificou a Autoridade Francesa de Proteção de Dados (CNIL) sobre a violação e está a aconselhar os clientes a manterem-se atentos a possíveis ataques de phishing que possam utilizar a informação roubada para criar mensagens fraudulentas mais credíveis. “Recordamos que a Auchan nunca irá solicitar (seja por email, SMS ou telefone) os seus dados de login, palavras-passe ou o código PIN do cartão de fidelização”, alerta a empresa. “Se receber uma mensagem deste tipo, não clique em qualquer link, não ligue para o número indicado e ignore a informação, pois é muito provável que se trate de uma tentativa de phishing”. A violação de dados na Auchan ocorre pouco depois de incidentes semelhantes em outras grandes empresas francesas, como a Air France-KLM, a Orange e a Bouygues Telecom. Alguns destes ataques foram ligados à campanha do grupo ShinyHunters contra a plataforma Salesforce. No entanto, até à data, não existem evidências que relacionem diretamente o ataque à Auchan a esta campanha ou que sugiram uma operação coordenada contra grandes empresas no país. |