Threats

Comissão Europeia investiga ciberataque a sistemas internos

A Comissão Europeia identificou sinais de um ciberataque nos seus sistemas de gestão de dispositivos móveis, num incidente detetado no final de janeiro e que levou à ativação imediata dos mecanismos de resposta de segurança

09/02/2026

Comissão Europeia investiga ciberataque a sistemas internos

A equipa de cibersegurança da Comissão Europeia (CERT-EU) anunciou que detetou, a 30 de janeiro, indícios de um ciberataque na infraestrutura tecnológica do executivo comunitário, envolvendo sistemas utilizados para a gestão de dispositivos móveis. Segundo a entidade, o incidente foi rapidamente contido e os sistemas afetados foram limpos num prazo de nove horas.

De acordo com o CERT-EU, não foram encontrados sinais de comprometimento direto dos dispositivos móveis. Ainda assim, existe a possibilidade de os atacantes terem tido acesso a dados pessoais de alguns funcionários da Comissão Europeia, como nomes e números de telefone.

A Comissão indicou que será realizada uma análise aprofundada do incidente, com o objetivo de reforçar as suas capacidades de deteção e resposta a ameaças. “A Comissão leva muito a sério a segurança e a resiliência dos seus sistemas internos e dados, e continuará a monitorizar a situação”, refere a nota oficial.

Este incidente insere-se num contexto mais amplo de reforço da cibersegurança das instituições europeias. A Comissão sublinha que estas ações fazem parte da estratégia para aumentar a resiliência digital da União Europeia, incluindo o novo Pacote de Cibersegurança, apresentado a 20 de janeiro, numa altura em que a Europa enfrenta diariamente ciberataques e ameaças híbridas a serviços essenciais e instituições democráticas.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº28 FEVEREIRO 2026

IT SECURITY Nº28 FEVEREIRO 2026

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.