Threats

França e Israel discutem ataques do spyware Pegasus

O encontro surge depois do NSO Group ter sido acusado de levar a cabo campanhas de vigilância em massa a ativistas, jornalistas e políticos franceses

31/10/2021

França e Israel discutem ataques do spyware Pegasus

Um alto funcionário do governo francês reuniu-se secretamente com um representante do governo israelita para discutir o ataque do spyware Pegasus do NSO Group a ministros franceses, avançou o The Guardian. Alegadamente, o encontro entre Emmanuel Bonne e Eyal Hulata teria como objetivo pôr fim à "crise" na relação entre os dois países.

As reuniões foram reportadas inicialmente pelo site Axios, mãos tarde confirmadas por parceiros do de Guardian com o Pegasus Project. No mês passado, o site de investigação Mediapart afirmou terem sido encontrados vestígios do spyware Pegasus nos telemóveis de pelo menos cinco atuais ministros franceses, mencionando várias fontes anónimas e um dossier de inteligência confidencial como fonte.

O NSO Group tem dito que só fornece o spyware às autoridades policiais e aos governos, mas ativistas da privacidade já reportaram ter encontrado múltiplos casos em que o seu spyware foi implantado nos dispositivos de dissidentes ou jornalistas. Mais tarde, também o Pegasus Project, composto por 80 jornalistas a nível global e coordenado pela Forbidden Stories, disse que o spyware do NSA tinha sido utilizado para levar a cabo violações de direitos humanos de forma massiva. 

Nesse sentido, Emmanuele Macron entrou em contacto com o primeiro-ministro israelita Naftali Bennett para garantir uma investigação em curso, o que garantiu uma visita dos funcionários do Ministério da Defesa aos escritórios do NSO Group. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.