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Mais de seis milhões de clientes afetados em ciberataque à companhia aérea Qantas

A companhia de aviação australiana detetou “atividades incomuns” numa plataforma de terceiros utilizada por um contact center. Entre os dados exfiltrados encontram-se nomes de clientes, endereços de emails e números de passageiros frequentes

02/07/2025

Mais de seis milhões de clientes afetados em ciberataque à companhia aérea Qantas

Os clientes da companhia aérea australiana Qantas estão a ser notificados sobre a possibilidade das suas informações pessoais terem sido exfiltradas no ciberataque direcionado a um contact center da organização.

Em comunicado, a Qantas revela que detetou esta segunda-feira “atividades incomuns numa plataforma de terceiros usada por um contact center”, mas garante que o ciberataque não provocou impacto nas operações ou na segurança da companhia aérea. “Tomámos medidas imediatas e contivemos o sistema. Podemos confirmar que todos os sistemas da Qantas permanecem seguros”, afirma a empresa.

Segundo a organização, a plataforma conta informações e registos de mais de seis milhões de clientes. Com a investigação ainda a decorrer, a companhia confirmou já que entre os dados exfiltrados encontram-se nomes de clientes, endereços de email, números de telefone, datas de nascimento e números de passageiros frequentes. Sobre outros dados críticos, nomeadamente detalhes do cartão de crédito, informações financeiras pessoais e detalhes do passaporte, a empresa garante que a informação não é mantida nos sistemas afetados. “Nenhuma conta de passageiro frequente foi comprometida nem as senhas, números PIN ou detalhes de login foram acedidos”, sublinha a empresa.

A companhia aérea está a implementar medidas de segurança adicionais para “restringir ainda mais o acesso e fortalecer a monitorização e deteção do sistema”, depois de ter notificado as autoridades policiais e competentes.

A empresa lançou uma linha de apoio ao cliente, assim como uma página dedicada para fornecer mais informações.

“Pedimos as mais sinceras desculpas aos nossos clientes e reconhecemos a incerteza que isto poderá causar. Os nossos clientes confiam-nos as suas informações pessoais e levamos esta responsabilidade a sério. Estamos a entrar em contato com os nossos clientes e o nosso foco passa por fornecer-lhes o suporte necessário”, afirma Vanessa Hudson, CEO do Grupo Qantas.


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