Analysis

Procura por talento em cibersegurança vai exceder a oferta

Em 2024, a procura por talento em cibersegurança vai exceder em 50% a oferta, de acordo com a S21sec

01/02/2024

Procura por talento em cibersegurança vai exceder a oferta

A digitalização em massa verificada nos últimos anos provocou uma necessidade premente de reforçar a cibersegurança entre as empresas e as instituições, um setor que está em franca expansão devido ao aumento e à sofisticação dos ataques informáticos a nível global. Esta transformação tem sido acompanhada por um crescimento na procura por talento especializado em novas tecnologias e cibersegurança.

A S21sec reconhece que existe uma lacuna global de talento neste setor, que é cada vez maior devido à falta de profissionais especializados e ao rápido crescimento da indústria. Isto é confirmado por Ana Baliña Pérez, HR Director da S21Sec, que refere, em comunicado, que “a lacuna continuará a crescer, pois serão necessários cada vez mais perfis. O aumento da digitalização pós-Covid e o teletrabalho são as principais causas, além disso, as matrículas nos centros de formação profissional e nas universidades não só não se mantêm, como estão, inclusivamente, a diminuir, e devemos também ter em consideração a diminuição da natalidade, que terá um grande impacto”.

Relativamente aos requisitos exigidos pelos novos perfis, Ana Baliña Pérez reconhece que “o que é mais procurado é, sem dúvida, o teletrabalho, bem como o desenvolvimento da carreira profissional e a maturidade em termos de conhecimento da cibersegurança da empresa”.

A S21sec estima que o número necessário de profissionais de cibersegurança para 2024 irá ultrapassar as 83 mil pessoas, enquanto a previsão de especialistas que irão procurar emprego em cibersegurança em 2024 será de apenas 42.283.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.