Compliance

NIS2 publicada em Diário da República entra em vigor no segundo trimestre de 2026

Decreto-Lei que aprova o novo Regime Jurídico da Cibersegurança e que transpõe a diretiva europeia conhecida como NIS2 foi esta quinta-feira publicado em Diário da República e entra em abril de 2026

04/12/2025

NIS2 publicada em Diário da República entra em vigor no segundo trimestre de 2026

Foi esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 125/2025 que aprova o novo Regime Jurídico da Cibersegurança e que transpõe a Diretiva da União Europeia 2022/2555 (mais conhecida como NIS2).

A transposição da NIS2 foi aprovada na Assembleia da República a 19 de setembro, e, a 22 de outubro, foi publicada a lei que autoriza o Governo a aprovar o regime em questão. Na última sexta-feira, 28 de novembro, o Presidente da República aprovou o diploma que transpõe a NIS2.

Explica o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) que o Decreto-Lei entrará em vigor 120 dias após a sua publicação, ou seja, 3 de abril de 2026, devendo o CNCS aprovar e publicar, após o procedimento legalmente previsto, as normas regulamentares de execução, nomeadamente quanto ao funcionamento da plataforma eletrónica, Quadro Nacional de Referência para a cibersegurança e medidas de cibersegurança mínimas. Após que se iniciará o prazo de 24 meses para a produção de efeitos de algumas das normas do novo regime.

O CNCS já iniciou no dia 27 de novembro o Roteiro NIS2 que prevê 60 ações de formação gratuitas, de um dia, a realizar em todo o país (incluindo regiões autónomas) que visam capacitar e esclarecer os stakeholders quanto às novas responsabilidades decorrentes do novo Regime Jurídico de Cibersegurança.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.