News

Trabalhadores remotos ucranianos são alvo de nova campanha de espionagem

Investigadores descobriram uma nova campanha de espionagem que tem como alvo os cidadãos ucranianos a trabalhar fora do país de origem

01/01/2024

Trabalhadores remotos ucranianos são alvo de nova campanha de espionagem

A empresa de cibersegurança Deep Instinct identificou uma nova campanha que tem como alvo os cidadãos ucranianos que trabalham fora do país. Os ataques tiveram lugar, principalmente, entre agosto e novembro deste ano e foram perpetrados pelo grupo UAC-0099.

O grupo de espionagem tem atacado a Ucrânia desde meio de 2022. Numa outra campanha, o grupo procurou espiar organizações do governo e de media da Ucrânia, de acordo com o CERT ucraniano. As táticas do grupo são “simples, mas eficazes”, de acordo com Deep Instinct.

Nos emails de phishing descobertos pelos investigadores, os cibercriminosos fizeram-se passar pelo tribunal da cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia. Os emails continham um arquivo com uma intimação judicial que, uma vez aberta, executava um código malicioso que lançava o malware de roubo de informações chamado LonePage no sistema da vítima. Estes emails foram enviados para caixas de e-mail empresariais de funcionários ucranianos que trabalham remotamente para uma empresa fora da Ucrânia.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.