News

Ucrânia assina acordo com aliados para apoio em cibersegurança

A Ucrânia assinou quatro acordos de segurança com aliados do ocidente na esperança de receber mais apoio em termos de cibersegurança

28/02/2024

Ucrânia assina acordo com aliados para apoio em cibersegurança

Nos últimos dois meses, a Ucrânia assinou quatro acordos de segurança com aliados do ocidente na esperança de receber apoio adicional em termos militares e humanitários, mas também em cibersegurança, no conflito militar com a Rússia.

Os acordos de segurança com a Ucrânia baseiam-se na promessa feita pelo G7 em julho do ano passado. A Ucrânia já assinou acordos de dez anos com o Reino Unido, Alemanha, França e Dinamarca (que não pertence ao G7). A Itália também já referiu que está pronta a ajudar a Ucrânia a fortalecer a sua indústria de defesa e contra ameaças híbridas, onde se inclui ciberguerra.

Segundo os acordos, a Ucrânia vai receber apoio em cinco áreas onde o conflito tem lugar: terra, ar, mar, espaço e domínio cibernético. O apoio cibernético envolve apoio para ajudar a Ucrânia a proteger as suas redes contra ciberataques russos e desinformação, refere a Record Media.

O acordo assinado entre a Ucrânia e a Dinamarca, por exemplo, promete ajuda à Ucrânia na “prevenção, deteção e contrariar a agressão cibernética russa, ciberespionagem e guerra híbrida”. O acordo também inclui o reforço de “ciber diplomacia, fornecimento de assistência técnica à Ucrânia e aumento de ciber-resiliência”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.