Threats

Resolução lenta de incidentes de email aumenta risco de ransomware em 79%

Inquérito da Barracuda Networks revela que 78% dos inquiridos experienciou algum tipo de violação de segurança no email nos últimos doze meses

29/10/2025

Resolução lenta de incidentes de email aumenta risco de ransomware em 79%

Os resultados da nova investigação da Barrucada Networks indicam que as empresas que demoram mais de nove horas a resolver um incidente de segurança em email têm 79% mais probabilidades de virem a ser vítimas de ransomware.

O Email Security Breach Report de 2025 revela que a maior parte (78%) das empresas inquiridas experienciaram uma violação de segurança de email nos últimos doze meses, com o custo médio de recuperação a atingir os 217.068 dólares.

O relatório baseia-se nas conclusões de um inquérito internacional realizado pela Barracuda que reuniu informações de dois mil decisores de IT e segurança na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico.

De acordo com a investigação, as pequenas empresas são as mais afetadas, registando custos médios de recuperação de dados de 1.946 dólares por funcionário, enquanto organizações de maior dimensão registam custos médios de 243 dólares por colaborador.

O inquérito também demonstra que, apesar da necessidade de deteção e resposta rápidas a incidentes, muitas empresas têm dificuldades em atingir este objetivo. Os principais obstáculos apontados pelos inquiridos que dificultam a rápida identificação e remoção de ameaças são: a crescente complexidade das ameaças por email, a escassez de profissionais qualificados, a falta de respostas automatizadas a incidentes (44%) e as técnicas avançadas de evasão (47%).

Outros resultados da investigação indicam que apenas 50% das empresas detetaram violações de segurança em email no período de uma hora e 41% das empresas sofreram danos reputacionais.

A segurança dos email já não se resume a impedir o spam ou o phishing em massa, trata-se de evitar que a primeira peça do dominó caia numa cadeia de ciberameaças que pode resultar em paralisia operacional, perda de danos, danos na reputação e impactos comerciais a longo prazo”, refere Neal Bradbury, chief product officer da Barracuda. “Responder rapidamente e eficazmente a violações de email é fundamental para a ciber-resiliência geral. Isto pode ser um desafio para muitas empresas”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.