A emergência da gestão do risco de parceiros: as oportunidades e os desafios

A emergência da gestão do risco de parceiros: as oportunidades e os desafios

Partilha, colaboração e parcerias são conceitos operacionais/formas de trabalhar cada vez mais necessários e inevitáveis à atividade das organizações, quer interna, quer externamente, sejam públicas e/ou não públicas, e empresariais e não empresariais. No mundo do Século XXI, as organização não podem mais sobreviver “orgulhosamente sós”

A “ocupação” estratégica à escala global pela liderança dos recursos tradicionais e emergentes pelas principais potências, a globalização da economia e a internacionalização, sobretudo das empresas, acompanhadas paralelamente, pelo desenvolvimento tecnológico, estão a transformar a gestão estratégica das organizações. Isto acontece num contexto associado aos novos teatros de operações, em particular o digital, que amplifica o alcance, acelera a velocidade, aproxima o mundo e os seus atores e potencia a dimensão das coisas, a que acrescem os efeitos, impactos e consequências.

Deste quadro resulta que, para sobreviverem e serem mais competitivas, as organizações (sobretudo as empresas) têm de se concentrar nos seus vetores estratégicos (“core business”) e “deixar” o menos estratégico/ operacional para terceiros (fornecedores/parceiros). Uma outra dimensão decisiva reside na criticidade das atividades que estão a ser terceirizadas, resultando em relacionamentos e interdependências estratégicas entre diferentes parceiros – e não apenas tarefas acessórias sem impacto nas operações – em que o elo comum é suporte/dependências do digital.

Não obstante as organizações conseguirem manter, em geral, a reserva do controlo e da liderança estratégica do negócio, tem de se reconhecer que ao serem cruciais (sobretudo, em termos de operação) para os negócios, as parcerias também têm o potencial de os expor a novos riscos. Em termos estratégicos, teremos então novos Riscos Relacionais, em termos operacionais iremo-nos focar de seguida na emergência de novos riscos ao nível da cibersegurança.

Dos riscos às oportunidades

Com a maior “dependência” da digitalização dos processos, sobretudo, da gestão dos riscos de terceiros (TPRM), esta é uma realidade incontornável, logo uma fonte de preocupação/riscos para a liderança e para a gestão.

Os especialistas identificam uma tipologia com quatro riscos principais.

Amplitude do Risco Potencial. Com a proliferação de dados eletrónicos e as violações de dados frequentemente a ocupar as manchetes dos meios de comunicação social, o risco que mais chama a atenção são os incidentes de cibersegurança por via da integração com terceiros. O quadro é, contudo, mais amplo e complexo. Podemos e devemos incluir fatores como a evolução geopolítica, a emergência e consolidação do ESG (Environment, Social e Governance), a privacidade e segurança dos dados, ou as componentes financeira, reputacional, operacional e… a lista pode continuar. Assim, quanto maior for a interdependência digital, maior será o número de riscos potenciais que teremos de gerir.

Análise e relatórios internos. Os executivos e os Conselhos de Administração, conscientes da sensibilidade e importância estratégica do tema, estão a pedir relatórios e informações mais detalhadas sobre o risco de terceiros. A necessidade de proteger as cadeias de fornecimento integradas fazem destacar as interligações com terceiros como matéria relevante para o negócio e para a sua continuidade.

Aumento da globalização e da complexidade da terceirização. Muitas organizações estão a lutar para se manterem atualizadas com as mudanças resultantes das regulamentações e outras diretrizes (compliance). Ao mesmo tempo, os regulamentos e padrões relativos às relações económicas-comerciais com terceiros estão em constante evolução. Estamos perante um quadro cada vez mais vasto e complexo, no ambiente externo e interno. Em todo o caso, muitas organizações estão a conseguir encontrar um caminho entre o custo/investimento em programas TPRM e os restantes.

Como transformar a prática de TRPM em valor?

Com base na abordagem colaborativa, em primeiro lugar, deverá visualizar-se as várias etapas de uma parceira. Em cada uma das fases teremos de gerir o risco relacional, bem como os riscos de cibersegurança.

Na fase de planeamento, teremos as boas práticas de seleção de parceiros e de due dilligence estando em causa o fit relacional como também um conjunto de requisitos mínimos de cibersegurança e assessment do risco inicial do fornecedor. Nesta fase de planeamento estratégico e seleção, existem vários controlos que irão mitigar os riscos e maximizar os benefícios das parcerias estratégicas.

Na formalização dos contratos existem medidas técnicas e organizativas, a par da segurança jurídica, que irão prevenir e apoiar a deteção de eventuais incidentes.

O Onboarding do fornecedor/parceiros, integração de fluxos de informação e operação são outras etapas que deverão ser acompanhadas por controlos adequados, até ao próprio offboarding ou ativação da denominada exit strategy.

A utilização de IA na TPRM

As TPRM podem ser um estudo de caso prático de como a IA Generativa pode fazer a diferença para o negócio e sua exposição a riscos potenciais, por exemplo na avaliação de risco em ações proativas. Estes podem ser treinados para analisar feeds de notícias para identificar potenciais temas de risco e publicações nas redes sociais - relacionadas com reclamações de clientes -, para identificar padrões comuns e para avaliar a probabilidade e o impacto potencial destas reclamações na reputação da empresa. Estes podem ser usados para orientar proativamente a implementação de controles de segurança para mitigar tais riscos.

Um desafio emergente exige novas competências

Em conclusão, num cenário complexo como o atual, é mais importante do que nunca que os líderes reconheçam que, apesar da organização poder terceirizar processos de negócios, não pode terceirizar a responsabilidade. Apesar da tecnologia permitir que os humanos efetuem uma gestão dos riscos de terceiros de forma mais inteligente e eficiente, esta área será decisiva para a sucesso das organizações e exige formação e competências.

A CIIWA, em conjunto com parceiros, está empenhada em desenvolver ofertas de soluções inovadoras que acrescentem valor a toda a comunidade. O TPRM será/é um tema incontornável num mundo cada vez mais digital e interdependente, baseado em cadeias de valor, assentes em cadeias de abastecimento/ fornecimento e em especialização. Estar preparado para este desafio é uma necessidade e um imperativo!

Referências: CyberRisk Alliance Resource, MIT/BCG, OneTrust, Prevalent, Process Unity, Threat Intelligence.

Idalécio Lourenço

Idalécio Lourenço

Analista e Consultor
CIIWA

Analista e Consultor. Membro da Direção da CIIWA. Pós-graduado em Governance & Strategic Intelligence e em Gestão de Marketing

Outros artigos deste autor


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.