Opinion

Start

De quem é a culpa?

Quando um ciberataque ocorre importa perceber o que aconteceu, como é que teve lugar, o que podia ter sido feito para que aquele ciberataque não tivesse acontecido. O objetivo não é perceber de quem é a culpa, mas sim perceber o que aconteceu para que esse erro não volte a ser cometido

Por Rui Damião . 09/03/2022

De quem é a culpa?

Talvez mais importante do que perceber exatamente se foi a pessoa X ou Y a cometer o ‘erro fatal’, que carregou na ligação que acabou por dar acesso a cibercriminosos, é perceber como é que esse ‘erro fatal’ podia ter sido evitado.

Costuma-se dizer que o elo mais fraco de uma empresa é o colaborador, o ser humano; mas esse colaborador, esse ser humano, é necessário para que a organização continue a funcionar. Tal como Sérgio Trindade, da EPAL, diz na entrevista à IT Security, o ser humano é o elo mais fraco porque ele não é robustecido; não recebe as ferramentas ou formação necessárias para perceber que abrir uma ligação num email desconhecido é como atravessar uma estrada sem olhar para ver se há carros a passar: pode correr bem, mas provavelmente não.

A cloud tem vindo a crescer em termos de importância para as organizações. Mas ainda que existam empresas maduras o suficiente para perceber que a proteção dessa cloud depende delas e não do fornecedor, há outras que acreditam que essa responsabilidade não é sua, que é de quem fornece o serviço.

Se é certo que jogar um ‘blaming game’ não faz com que existam vencedores, há, possivelmente, quem perca mais: a organização atacada. Essa organização vai perder tempo valioso – até porque tempo é dinheiro – a retomar a sua atividade como se nada tivesse acontecido, deixa de vender, de trabalhar e de comunicar até que os backups – quando existem – ou o plano de disaster recovery estejam prontos a ser utilizados.

Dizer que mais vale prevenir do que remediar é, de facto, um cliché. Mas, como vários clichés, tem uma ponta de verdade. Se sabemos que podemos reduzir o risco ao olhar para ambos os lados da estrada antes de atravessar, também podemos reduzir o risco de um ciberataque através da prevenção – seja ela com tecnologias, através de políticas bem estipuladas ou com a sensibilização de quem utiliza determinadas ferramentas ou serviços. Dizer ‘a culpa não é minha, mas sim deste serviço que utilizo’ não vai trazer nenhum benefício.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

Uma nova era
Opinion

Uma nova era

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.