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Como colmatar a falta de profissionais de TI com uma solução SASE

Com a crescente escassez de profissionais de cibersegurança, a Check Point identifica sete formas em como uma solução SASE pode ajudar as empresas

18/09/2023

Como colmatar a falta de profissionais de TI com uma solução SASE

A falta de talento tem aumentado significativamente no setor de Tecnologias de Informação (TI), sendo que os cargos de cibersegurança por preencher atingirão os 3,5 milhões em 2023, com 750.000 nos Estados Unidos, de acordo com a cybersecurityventures.com.

A escassez de profissionais da área poderá conduzir à deteção inadequada de ameaças, a problemas de conformidade e ao enfraquecimento da segurança. As empresas, como resposta, procuram subcontratar operações e manutenção diária a fornecedores de TI e de segurança.

Neste contexto, a Check Point Software indica sete formas em como uma solução SASE pode ajudar a colmatar a falta de profissionais de TI.

  1. Atualização contínua da segurança: para antever e prevenir ciberameaças, são necessários mecanismos de defesa em tempo real. Uma solução SASE, através de uma inteligência contra ameaças, possibilita o bloqueio automático de sites de malware e phishing recentes e minimiza a mão de obra necessária para manter o funcionamento e a atualização de firewalls e gateways, eliminando os procedimentos manuais para atualizar as soluções com as informações mais recentes
  2. Gestão de patches: com uma solução SASE, são os provedores de segurança na cloud (SASE) os responsáveis pela aplicação de patches para vulnerabilidades em gateways, navegadores, aplicativos e sistemas. Com um IPS na cloud, as empresas estão seguras mesmo que não tenham tido tempo para aplicar patches nos seus sistemas, permitindo que estes sejam virtualmente corrigidos e protegidos.
  3. Simplificação de backup e restauração: uma solução SASE oferece serviços de backup e restauração assentes na cloud, sendo os fornecedores de serviços na cloud os responsáveis pela criação periódica de backups, bem como pela sua gestão e restauração.
  4. Escala automatizada para um bom desempenho: perante os picos sazonais, as soluções SASE podem ajudar a aliviar a pressão, possibilitando a realização de uma escala automatizada e, assim, aproveitando a flexibilidade das clouds privadas e públicas para garantir um bom desempenho durante os períodos de elevada procura. Para além disto, o SASE acomoda os desafios associados a fusões e aquisições, facilitando a integração de novas entidades na rede.
  5. BC/DR incorporado: as soluções SASE possuem recursos de continuidade de negócios e recuperação de desastres (BC/DR) como parte integrante do serviço cloud, fornecendo normalmente PoPs redundantes na mesma região de disponibilidade. Desta forma, as organizações poderão planear situações de força maior, como um incêndio ou uma inundação. 
  6. Automatização de tarefas: as soluções SASE proporcionam a simplicacação das operações de TI com a automatização de tarefas e o acompanhamento dos seus atuais sistemas de help desk e chat, como ServiceNow, Jira, Teams. Isto liberta tempo para as equipas de TI se dedicarem a iniciativas estratégicas em vez de tarefas rotineiras. 
  7. Redução da sobrecarga administrativa: com a consolidação dos principais produtos de segurança de rede numa única plataforma SASE, a sobrecarga administrativa do dia a dia é reduzida significativamente e a eficiência das equipas de TI é otimizada, permitindo a gestão numa única plataforma para ZTNA, SWG, FW, DLP, AV e mais.

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